domingo, abril 30, 2006

Da Morte

Sou um homem de poucos medos. A violência, que tantos assusta, é-me estranha: talvez um pouco de sorte somada ao tolo pensamento que ela só se dá com os outros. O desemprego, outra preocupação comum dos brasileiros, já me era um fantasma moribundo há uma década e, agora que sou servidor público, morreu de vez. E o medo de perder pai, mãe, um irmão ou um filho não se justifica pelo simples fato de que não os tenho. Mas devo confessar a vocês que a morte me aterroriza e é definitivamente meu maior medo.

Sou ateu, como muitos de vocês devem saber. E, como ateu, não creio na existência de coisa alguma após a morte. Como disse Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas", sendo o referencial de tudo. Meu fim, pois, representaria o fim do mundo. Do meu, pelo menos. Quer coisa mais assustadora e incompreensível? O nada! Devo declarar a vocês que até mesmo pensar levemente nesse assunto me incomoda. Em alguns raros dias, antes de dormir, surpreendo-me pensando como seria se não acordasse. É uma sensação muito desconfortável. Apavorante, até.

Ah, que covardia! Eis que me brota uma pitada de inveja do abrigo dos dogmáticos e de sua certeza de que o fim não é o fim!

6 Comentários:

Anonymous Anônimo escreveu...

"It's the end of the world as we know it... I feel fine!"

30 abril, 2006 09:05  
Anonymous Anônimo escreveu...

Não se apavore. De acordo com sua crença, quer dizer, com a falta dela, vc não vai saber se morreu. Porque não existe nada. Ou faça algo mais fácil, não pense nisso, e viva.

Beijos enormes

30 abril, 2006 21:38  
Anonymous Anônimo escreveu...

Como acredito em outras coisas, fica complicado pensar na morte como o fim de tudo. Sempre achei estranho e injusto pensar que vivemos da melhor forma, aprendemos e evoluimos pra que depois não haja nada no além-túmulo.

Está adicionado nos meus favoritos moço!
Beijo!

02 maio, 2006 11:08  
Anonymous Anônimo escreveu...

ja dizem os Strokes: the end has no end

nao resisti, preciso de outra citaçao. como nos ensinou o IMORTAL ingles: "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa filosofia"

teria ele vencido o nada? me fez pensar

07 maio, 2006 04:45  
Anonymous Anônimo escreveu...

Fala Helio,

Muito legal o nome do seu blog e os temas que vc trata. Você é um cara genial. Singular.

Tem um filme bem interessante chamado Waking Life http://www.imdb.com/title/tt0243017/ que fala um pouco sobre esse assunto com algumas abordagens que vc fez. Eu acho esse filme fantástico, vc deveria ver.

Abraços,

Paulo Terra

23 maio, 2006 21:58  
Blogger EU... Weverton... escreveu...

creww

29 março, 2008 22:10  

Postar um comentário

<< Topo